O que é saburra lingual e como ela pode interferir no seu hálito
A saburra lingual se caracteriza pelo depósito entre as papilas da língua, de células epiteliais descamadas, resíduos alimentares e salivares, microorganismos e muco, formando uma placa de coloração branco-amarelada sobre o dorso da língua.
O dorso da língua, principalmente a parte posterior, é o habitat de milhões de microrganismos. Porém, tão importante quanto as bactérias no desenvolvimento da halitose é o substrato encontrado sobre o dorso lingual, pois proporciona o aumento do metabolismo bacteriano resultando em maior quantidade de gases responsáveis pelo mau cheiro.
Ainda que o mecanismo de formação desses gases seja conhecido e que a língua, seja a principal fonte desses compostos responsáveis pela formação de gases mau cheirosos, existem outros fatores que determinam a maior ou menor formação de saburra, como o fluxo salivar, a ingestão medicamentosa, o estado emocional, entre outros, tornando o tratamento desse problema não tão simples e óbvio quanto parece.
Procedimentos mecânicos para a remoção do biofilme são os métodos mais comumente empregados para a redução da saburra lingual, associados à prevenção e tratamento da gengivite e periodontite, tendo como efeito a redução do mau hálito.
Embora seja lógica a necessidade da limpeza da língua, muitas pessoas precisam receber essa informação já que esse não é um hábito bem estabelecido pela cultura atual.